No âmbito dos objectivos do Clube de Biologia Experimental e Cultura Biológica, da Escola Secundária de D. Duarte, damos início à divulgação de um pequeno grupo de trabalhos muito simples, que, no seu conjunto, decidimos intitular de: A Propósito:
Vivemos numa sociedade estruturada em função das conquistas da ciência e da tecnologia. A escola, situada na difícil posição de transmissora dos saberes e valores do passado e de responsável pelo desenvolvimento de atitudes de abertura à invenção do futuro, tem, hoje, uma responsabilidade acrescida na promoção de uma autêntica cultura científica correctamente integrada nos objectivos da educação para uma sociedade mais humana e participada.
Para além da sua importância na elevação do nível das qualificações profissionais dos cidadãos, imposta pelas necessidades da sociedade emergente, a educação e a cultura científicas são, hoje, absolutamente necessárias para permitirem a cada indivíduo viver em equilíbrio com um ambiente cada vez mais sofisticado, do ponto de vista científico e tecnológico.
A dimensão científica da cultura é, portanto, hoje, imprescindível para a formação de cidadãos capazes de, por um lado, participarem criticamente nas escolhas de que, muitas vezes, depende o nosso futuro colectivo e, por outro, de encontrarem, a nível individual, respostas actuais para as grandes questões existenciais, às quais os mitos do passado já não satisfazem.
É especialmente aos alunos das áreas de estudo não científicas que dedicamos os textos agora divulgados, esperando, assim, motivá-los para leituras mais profundas sobre assuntos que, em nosso entender, deveriam fazer parte do currículo comum do ensino secundário.