SPOTaveiro
- Serviço de Psicologia e Orientação, o que é?
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, conforme previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo.
Assegura o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade, contribuindo para a igualdade de oportunidades, para a promoção do sucesso educativo e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo das atividades profissionais (Decreto-Lei 190 de 17 de maio de 1991).
Os técnicos do serviço dispõem de autonomia técnica e científica respeitando, na sua prática, as normas éticas e deontológicas das suas funções, nomeadamente a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, no respeito pela sua cultura, interesses, valores e decisões.
- PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO
1. Apoio psicológico e psicopedagógico
O SPO procura promover o sucesso escolar identificando dificuldades e necessidades que estão na base de problemas de aprendizagem, explorando estilos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências para o estudo e fomentando o treino para o trabalho autónomo e a motivação para o estudo.
Intervém ao nível do desenvolvimento da autoestima, das competências de relacionamento interpessoal e da prevenção de comportamentos de risco. Desenvolve ações dirigidas ao controlo de ansiedade face à avaliação.
Identifica e acompanha alunos com necessidades educativas especiais, ao abrigo do Decreto-Lei nº3/2008 de 7 de janeiro, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, sendo definidas estratégias educativas e apoios especializados adequados.
Determinados casos podem ser encaminhados para outros serviços especializados.
2. Orientação escolar e profissional
Individualmente ou em grupo, são desenvolvidos Programas de Orientação Escolar e Profissional para alunos do 9º ano de escolaridade e de Cursos Vocacionais. São também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam necessitem de informação escolar e profissional ou de qualquer tipo de apoio relativo às suas escolhas vocacionais.
Nesta área, pretende apoiar-se os alunos na construção de um projeto de vida, desenvolvendo competências de procura e análise de informação, de tomada de decisão e de integração no mundo profissional.
São também levadas a cabo ações de esclarecimento sobre o sistema ensino de ensino, as opções após o 9º ano, o acesso ao ensino superior, cursos e profissões, em colaboração com organismos da comunidade.
3. Apoio ao sistema de relações da comunidade educativa
Neste âmbito, e tendo como referência o projeto educativo, procura promover-se o desenvolvimento das relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade, numa tentativa de encontrar as diferentes causas dos problemas e as respetivas soluções.
Uma parte importante da intervenção do psicólogo é, assim, o trabalho em equipa, articulando estratégias com os órgãos de direção e gestão da escola, diretores de turma e professores, grupo de educação especial, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), Escola Promotora de Saúde (EPS) e demais intervenientes da comunidade educativa.
A colaboração com instituições exteriores à escola (Direção Regional de Educação do Centro, Centros de Saúde, Centro Regional de Segurança Social, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Tribunal de Menores e Escolas Secundárias e Profissionais tem também uma importância fundamental.
4. Prevenção do absentismo escolar e do abandono precoce
Neste domínio pretende-se promover uma adequada integração dos alunos, prevenindo a fuga à escolaridade, o abandono precoce e o absentismo sistemático. Assim, o serviço tenta identificar e analisar as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação, colaborando na criação de uma oferta educativa mais diversificada, especificamente a abertura de Cursos Vocacionais.
Pretende também sensibilizar os alunos, as famílias e a comunidade em geral, para as vantagens da qualificação profissional no acesso ao mundo do trabalho.
- FUNCIONAMENTO
Podem aceder ao SPO (a funcionar na sala A6, na E.B. 2,3 de Taveiro) alunos, pais/encarregados de educação, diretores de turma, professores e pessoal não docente, diretamente, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 239980160
Psicóloga responsável: Dra. Laura Diogo