ENCONTRAR O OUTONO NAS FOLHAS DAS ÁRVORES… E DOS LIVROS
- Detalhes
No início de setembro, J. Tolentino Mendonça publicou um assombroso texto, no qual, a dado passo, nos conta que, graças à luminosa orientação da sua professora, num dos primeiros anos de escola, “encontrar o outono nas folhas” se tornara para ele “uma tarefa pessoal importantíssima e depressa aquelas folhas amareladas e vermelhas, como se fixassem em si uma labareda, vieram a ser a [sua] primeira coleção, para desconcerto dos [seus] irmãos e primos, que seguiam com ironia e desespero aquele [seu] súbito arrebatamento de caçador de inutilidades.”
Inspirada pelo poderoso exemplo que Tolentino Mendonça nos dá no seu texto, a equipa da biblioteca Inês de Castro, consciente do enorme privilégio que é trabalhar numa escola rodeada de árvores e de cor, qual “caçadora de inutilidades”, procurou, também ela, encontrar o outono nas folhas das árvores… e dos livros.
Nestes tempos agrestes e cinzentos que vivemos, quisemos partilhar com todos a nossa vontade de CELEBRAR A VIDA, HONRANDO A NATUREZA.
Concurso "Uma história em tempos de Covid"
- Detalhes
A aluna Maria Miguel Guerra do 9ºD, da escola E.B. 2/3 Inês de Castro, ficou em sétimo lugar (entre os 10 primeiros classificados) num total de 400 participantes, no concurso “Uma história em tempos de COVID-19”. Este concurso decorreu durante o 3o Período e foi dinamizado pela editora “Ideias com História” em parceria com a Direção Geral da Saúde. A Maria concorreu com uma história intitulada “O Bichinho anda à solta!”.
Parabéns Maria!
https://www.coronakids.pt/concursos
Coronavírus (Covid-19) - Informação à comunidade Escolar
- Detalhes
![]() |
Coronavírus (Covid-19) - Informação à comunidade Escolar- Plano de Contingência Covid-19 ATUALIZADO (10/03/2020) - Plano de Contingência Covid-19 (09/03/2020) - Informação Direção-Geral de Saúde |
Comemoração do mês dos Afetos: “Caça Sonhos, com Afeto”
- Detalhes
O PES – Projeto de Educação para a Saúde da escola Inês de Castro em colaboração e a pedido do a CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres da Cáritas Diocesana de Coimbra dinamizaram a atividade intitulada “Caça Sonhos, com Afeto” com o objetivo de sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para a importância dos Afetos e dos Sonhos, incentivando para a sua expressão e concretização. Cerca de 270 alunos expressaram os seus sonhos/ desejos, nesta atividade. Nas molduras das imagens em anexo registam-se de forma resumida alguns dos seus desejos, na maioria sonhos simples. Esta atividade surge na Comemoração do mês dos afetos-fevereiro. Estão expostos no átrio do Bloco A.
Fica o agradecimento a todos os alunos/professores/professores da sala de apoio às aprendizagens e ao CATL que tem estas afetuosas iniciativas que levam os alunos a expressar/exteriorizar a importância dos Afetos na sua vida.
Esta atividade encontra-se ilustrada nas imagens que se seguem.
“Mãos cheias de Paz” -Comemoração do Dia da Paz e da Não Violência escolar
- Detalhes
O PES– Projeto de Educação para a Saúde da escola Inês de Castro em parceria e a pedido do a CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres da Cáritas Diocesana de Coimbra dinamizaram a atividade intitulada “Mãos Cheias de Paz” com o objetivo de fomentar uma Escola Viva, dinâmica, colorida e “saudável”. Com esta atividade pretendeu-se promover a Paz, sensibilizando para Valores Positivos, como o Respeito, a Igualdade, a Tolerância, a Solidariedade, Não Violência, entre outros...
Os alunos e suas famílias elaboraram durante o mês de janeiro cartões com a forma de mãos escrevendo mensagens onde expressam a paz. Com essas mãos foram construídas flores gigantes por turma ou grupo e foi feita uma exposição/painel de parede no bar dos alunos.
“Mãos cheias de Paz” surge na Comemoração do Dia da Paz e da Não Violência escolar – 30 de janeiro.
Agradece-se a oportunidade e disponibilidade por parte do CATL e que permite a participação e envolvimento dos alunos criando momentos de reflexão, partilha e enriquecimento pessoal e social.
Estas atividades encontram-se ilustradas nas imagens que se seguem.