Bolinhos e Bolinhós - EB1 Almas de Freire
- Detalhes



Vencedor Sala 5 - EB1
Dia de Aulas ao Ar Livre
- Detalhes
No passado dia 23 de maio o Jardim de Infância de Almas de Freire aderiu ao movimento internacional intitulado "Dia de Aulas ao Ar Livre" (https://diadeaulasaoarlivre.pt). Lançámos o desafio às crianças de realizar atividades no espaço exterior. Atividades que habitualmente acontecem na sala.
Carregámos as tralhas para a mata do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e lá fomos ouvir uma história e fazer pinturas ao ar livre. Ver fotos...
Maria João, da Escola da Noite veio ao JI de Almas de Freire
- Detalhes
A Maria João, da Escola da Noite, hoje veio contar-nos uma história. Uma ajuda ao desenvolvimento curricular no JI de Almas de Freire, ao abrigo do protocolo entre o AECO e a Escola da Noite.
Ela sabia que andamos envolvidos com pedras, estátuas...
Por isso, trouxe uma história onde entra uma estátua: " Mar à vista e outra história", de António Torrado. Obrigada Maria João!
"LER PARA SER"
- Detalhes
Sob o lema «MERGULHAR NA LEITURA», ao longo do mês de março, numa articulação entre a Biblioteca Escolar Inês de Castro e docentes dos Departamentos de Educação Pré-escolar, Expressões, Ciências Experimentais e Línguas, tiveram lugar diversas iniciativas, no âmbito da promoção da leitura e educação ambiental, as quais envolveram a participação de perto de 600 alunos.
Iluminados pela poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e pela magia da reconstituição de um recife de coral em croché, as crianças dos JI do AECO visitaram a exposição dos seus espantosos trabalhos sobre o mar, ouviram atentamente a história O Voo do Golfinho, de Ondjaki, e dramatizaram (maravilhosamente!) O Médico do Mar, de Leo Timmers; por sua vez, os alunos do 6.º ano mergulharam no «Mundo Brilhante» da leitura de Os Piratas, de M. António Pina, os alunos do 7.º ano, na leitura de Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira, e os alunos do 8.º ano, na obra Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor, de M. A. Pina. Quanto aos alunos do 5.º ano, coube-lhes o privilégio de conhecer, pela mão do escritor, apicultor e magnífico comunicador Paulo Santos, as aventuras da abelha «Cuscas».
Foram estimulantes e proveitosos mergulhos na leitura, de que deixamos aqui apenas alguns salpicos...
Mergulhar na Leitura
- Detalhes
«Mostrai-me as anémonas, as medusas e os corais / Do fundo do mar. / Eu nasci há um instante».
São estes versos de Sophia que logo nos afloram à memória, quando mergulhamos na magia de um recife de coral, construído com peças em croché, da autoria de STOL - Science Through Our Lives, um Projeto de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia da Universidade do Minho.
Celebrando-se, este ano, o centenário da escritora, a Biblioteca Escolar Inês de Castro decidiu homenagear Sophia com uma exposição de textos, nascidos do fundo do mar, cruzando-os, naturalmente, com a poesia destes corais em croché.
A esta exposição quis associar-se uma outra, a dos fantásticos trabalhos produzidos pelas crianças da Educação Pré-escolar do AECO, que, ao longo do mês de março, virão ouvir histórias sobre as profundezas dos mares, as maravilhosas criaturas que os habitam e a importância de nos unirmos todos para lutarmos contra as terríveis formas de poluição que ameaçam destruir os nossos oceanos.
E as leituras, ao longo do mês de março, não ficam por aqui…