![]() |
![]() |
Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO
por ocasião do Dia Internacional da Paz
21 de setembro de 2020
"A paz na terra é da responsabilidade de todos, é uma responsabilidade universal.”
Neste Dia Internacional da Paz, as palavras de Otomi Tolteca, índio do povo Otomi do México, recordam-nos o nosso dever de solidariedade para com os nossos semelhantes: construir e defender a paz é uma missão universal, uma obra coletiva, que se edifica diariamente e nos diz respeito a todas e a todos.
Ser responsável pela paz significa agir, a nível pessoal, para superar as falhas e as injustiças que ainda nos impedem de alcançar um mundo de igualdade. Porque um planeta fraturado é um planeta que não conhece a paz.
Há 75 anos, ao sair de uma guerra terrível, o mundo dotou-se de um instrumento para construir uma paz duradoura, através do diálogo e do compromisso: as Nações Unidas.
Na UNESCO, estamos convictos de que esta missão deve, desde logo e principalmente, passar por um trabalho nos domínios da educação, da cultura e das ciências, pois, como refere o nosso Ato Constitutivo “nascendo as guerras no espírito dos homens, é no espírito dos homens que devem ser erguidos os baluartes da paz.
Todos os dias, através dos seus programas e ações no terreno, a UNESCO reafirma o compromisso assumido pelos seus fundadores de fazer com que a paz seja mais do que o silencio das armas, de fazer com que a paz seja uma convicção do coração e do espírito. É este compromisso que honramos com determinação durante esta Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022).
No entanto, este caminho para a paz universal será longo, porque é uma obra que se edifica diariamente, porque é um processo de transformação permanente. "A Paz não é uma palavra, é antes um comportamento", como gostava de dizer Félix Houphouët-Boigny, primeiro Presidente da República independente da Costa do Marfim, e cujo legado celebramos através da atribuição do Prémio Félix Houphouët-Boigny-UNESCO para a Paz.
Mais do que nunca, a solidariedade e a cooperação são essenciais para construir sociedades de paz e combater a discriminação, nomeadamente contra as populações mais vulneráveis.
Neste Dia Internacional, a nossa Organização gostaria de apelar a todos e a cada um para que se empenhem no diálogo e reflitam juntos sobre o futuro, respeitando a diversidade de opiniões e perspetivas. É nosso desafio comum alcançar uma paz duradoura à escala mundial.
DG/ME/ID/2020/39 – Original: Francês
2022 - Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável - Celebração
A Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), adotou a resolução A/RES/76/14 a 2 de dezembro de 2021 proclamando 2022 o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Com esta decisão a AGNU subscreveu a resolução já adotada pela Conferência Geral da UNESCO de 25 de novembro de 2019 (40 C/Resolution 32) relativa à proclamação de 2022 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
A coordenação das celebrações, que terão lugar entre julho de 2022 e 30 de junho de 2023, será assegurada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO, através de um comité diretor composto por cerca de 30 organizações científicas, nomeadamente a União Internacional de Física Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Physics - IUPAP) e a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (European Particle Physics Laboratory - CERN). O Ano Internacional é apoiado por quase cem academias, sociedades e redes científicas, assim como por vinte e nove Prémios Nobel.
Com esta proclamação a AGNU reforçou a importância das ciências básicas no avanço da medicina, indústria, agricultura, recursos hídricos, planeamento energético, ambiente, comunicações e cultura. Através da resolução A/RES/76/14, a AGNU convida todos os Estados Membros, agências das Nações Unidas, organizações mundiais, regionais, setor da educação, sociedade civil e setor privado, a participar e a contribuir para a consciencialização sobre a relação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de acordo com as prioridades nacionais.
A nível mundial, a UNESCO e os seus parceiros estão a planear diversos eventos e atividades, a decorrer até 30 de junho de 2023, com o objetivo de evidenciar a ligação entre as ciências básicas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previstos na Agenda 2030. Os parceiros da UNESCO englobam mais de 90 academias científicas nacionais e internacionais, sociedades e redes científicas, centros de investigação e universidades.
A UNESCO convida a participar e a contribuir para as diferentes iniciativas por si lideradas durante o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
Neste enquadramento, a Comissão Nacional da UNESCO gostaria de convidar as redes da UNESCO em Portugal, bem como todos os interessados nesta matéria, a desenvolver iniciativas em celebração do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e a transmitirem-nos, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , as atividades que se propõem desenvolver.
Para mais informações, consulte o seguinte link: https://www.iybssd2022.org/en/home/
End of year message from our Director Marina Ponti
As we are nearing the end of another challenging year, I want to share my heartfelt thanks for your tireless commitment and inspiring work in 2021 to Turn It Around for people and the planet.
Thank you for bringing your unique energy and passion in mobilizing people all over the world to take action for a more equitable, green and sustainable future, where no one is left behind.
As we look to 2022, we will double our efforts to deepen participation, ownership and trust in key SDG-related processes whilst inspiring individuals, communities and institutions to take action and shift behaviors and policies to accelerate the achievement of the 2030 Agenda for Sustainable Development.
Building on all that we have learned these past two years of the pandemic, I am proud to announce our new campaign ‘Flip the Script’ which will challenge us to rethink and re-imagine – to flip apathy into action, fear into hope, division into togetherness with the overall aim of demonstrating that positive change is possible.
Last but not least, let me share the impressive results of the many initiatives we carried out togethr - none of which would have been possible without the commitment, passion and professionalism of my SDG Action Campaign team.
Wishing you resilience and optimism and a wonderful start to 2022. I am very much looking forward to continuing our cooperation to make the Sustainable Development Goals a reality.
Happy holidays
Marina Ponti
UNESCO lança calendário eletrónico para crianças sobre a Memória do Mundo
Porque há navios no meio de um deserto? Quem foram as primeiras mulheres a conseguirem ter o direito de voto? Qual é a origem do alfabeto?
Para o Dia Mundial da Criança, a UNESCO associou-se à Barbanera, para oferecer às crianças de todo o mundo uma incrível aventura com o objetivo de dar a conhecer a 'Memória do Mundo'.
O calendário eletrónico tem por base 12 elementos do Registo Internacional da Memória do Mundo (MoW), importantes materiais históricos de todo o mundo. Todos os meses Nala e Leo, dois jovens personagens, levam os seus companheiros para uma parte diferente do mundo, onde descobrem um tesouro local e aprendem a sua importância como parte da história coletiva do mundo.
Bibliotecas, arquivos, museus, bem como escolas do ensino primário e básico podem utilizar o calendário eletrónico para promover uma aprendizagem ativa sobre o património cultural, promovendo desta forma o diálogo intercultural e a cidadania global entre as crianças, oferecendo-lhes ao mesmo tempo uma experiência de aprendizagem envolvente e divertida.
Conheça aqui os 12 registos do Programa Memória do Mundo que fazem parte deste calendário.
As histórias estão disponíveis em inglês, indonésio, espanhol e suaíli. São acessíveis através de computador e tablet e em breve estarão disponíveis através de uma aplicação (Apple - IOS e Android).
O Programa Memória do Mundo da UNESCO lançou este projeto no âmbito da sua estratégia para promover o património documental nas camadas jovens.
Para além do calendário eletrónico foi lançado igualmente um curso online para professores, que fornece ferramentas práticas e exemplos de planos de aula para integrar o Registo Internacional Memória do Mundo nas aulas de arte, história, língua e literatura.
Aceda ao calendário em: www.mowcalendar.org
A Comissão Nacional da UNESCO encontra-se a preparar a edição da publicação “ O que é a UNESCO para crianças”, que será editada em 2022.
Esta publicação, tem como público alvo, especificamente, jovens e crianças, mas também o público em geral.
O concurso destina-se à ilustração da capa da publicação, e é dirigido aos alunos dos 2º e 3ºs Ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário, da Rede das Escolas Associadas da UNESCO. Os trabalhos, devem apresentar uma ilustração original, a cores, e inspirarem-se no tema “O que é a UNESCO” (ver regulamento e ficha de inscrição).
O concurso é lançado no dia 4 de outubro de 2021 e o prazo da entrega dos trabalhos na Comissão Nacional da UNESCO, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. termina no dia 6 de dezembro de 2021.
A Comissão Nacional da UNESCO encontra-se a preparar a edição da publicação “ O que é a UNESCO para crianças”, que será editada em 2022.
Esta publicação, tem como público alvo, especificamente, jovens e crianças, mas também o público em geral.
O concurso destina-se à conceção de frases para integrar a publicação, e é dirigido aos alunos dos 2º e 3ºs Ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário, da Rede das Escolas Associadas da UNESCO.
Os trabalhos, devem apresentar uma frase e inspirar-se no tema “O que é a UNESCO” .
(ver regulamento e ficha de inscrição).
O concurso é lançado no dia 4 de outubro de 2021 e o prazo da entrega dos trabalhos na Comissão Nacional da UNESCO, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. termina no dia 6 de dezembro de 2021.
AVE THE DATE: 19 November 2021, 1:30 pm GMT+2 (Paris time)
You are cordially invited to join the Award Ceremony of the 2021 UNESCO-Japan Prize on Education for Sustainable Development (ESD) on 19 November 2021 at 1.30 p.m. (Paris time). Three laureates will receive the award of $50,000 USD to expand and upscale their initiatives.
Following the conferral of the award, H.R.H. Princess Abze Djigma, Burkina Faso, Chair of the International Jury of the UNESCO-Japan Prize and Chair of the H.R.H. Princess Abze Djigma Foundation, will moderate a panel discussion with the 2021 laureates.
On the day of the award ceremony, the event will be livestreamed.
Terá lugar no próximo dia 7 de maio, entre as 9.30h e as 12.30h, o webinar, 7.º Fórum GILM: Literacia Mediática e Desigualdades, numa iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) de que a Comissão Nacional da UNESCO faz parte.
O Evento integra-se no conjunto das iniciativas da operação nacional 7 Dias com os Media, um projeto anual do GILM cuja 9.ª edição decorre de 3 a 9 de maio de 2021. É lançado nesta ação o desafio a instituições e cidadãos para que criem uma iniciativa (workshop, webinar, vídeo, podcast ou outra) que tenha como foco os media, os seus usos, a análise crítica e a produção.
Durante este webinar teremos oportunidade para debater temas como Literacia mediática e transição digital e ainda Literacia mediática: percursos inclusivos para uma cidadania ativa. Ver programa nesta hiperligação.
A participação deverá ser realizada mediante inscrição através desta hiperligação, não estando previstas a atribuição de certificado ou partilha de documentação.
Concurso Internacional “Ao redor da Ibero-América 2021” sobre sustentabilidade dos ecossistemas Portugal
O Concurso visa despertar o interesse e a sensibilidade da comunidade educativa para os temas do ambiente, em especial, para o cuidado e a proteção dos diversos ecossistemas que existem no Planeta. Esta é uma temática diretamente vinculada ao desenvolvimento sustentável da sociedade, à economia circular, ao uso das energias renováveis, à reciclagem, à biodiversidade e preservação das espécies, entre outros aspetos, transmitindo valores como o respeito pela diversidade, pela comunidade e o seu património social e cultural e, em geral, pelo Planeta e todos os seres vivos, procurando promover a harmonia entre as atividades humanas e o ambiente.
O seu objetivo principal é educar e capacitar as crianças para que protejam o ambiente e ajudá-las a desenvolver competências sociais e práticas que melhorem a sua qualidade de vida e a da sua comunidade, incentivando de igual forma, a sua participação na divulgação destes temas de interesse coletivo, numa lógica de responsabilização e de cidadania, através da Educação, tendo presente o Perfil do aluno à saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), bem como o espírito da Agenda do Desenvolvimento Sustentável 2030. (Clausula II – Objetivos do concurso)
Os conteúdos, calendário do concurso e condições de participação encontram-se disponíveis aqui.
Online workshop #7
Time to act - now or never: ESD for 2030 framework and the World Conference on Education for Sustainable Development
SAVE THE DATE: 14 April 2021, 12:30 pm GMT+2 (Paris time)
Since September 2020, thousands of people have joined us for the series of six online workshops addressing the relevance of Education for Sustainable Development during and beyond the Covid-19 pandemic to ‘build back better’.
Participants addressed questions like:
- How can ESD learning continue in digital or remote formats?
- How can ESD equip young people with knowledge, skills, values and attitudes to be resilient under challenging situations?
- What are the interlinkages between the health of the planet and people?
- What is the role of ESD for climate action?
- How can ESD promote alternative lifestyles/livelihoods in response to consumerism?
In an interactive final session, some of the participants from the past six webinars will join to discuss how we can operationalize these discussions and put them into practice under the ESD for 2030 framework, kicking off at the World Conference on Education for Sustainable Development on 17-19 May.
Dia Internacional do Desporto ao serviço do desenvolvimento e da paz
Mais informações AQUI
UNESCO Invitation to a special online discussion: impact of COVID-19 in select Sub-Saharan
African cities
Friday 12 March 2021
5 pm - 6 pm
Interpretation English/French
Provisional agenda:
- Opening remarks by Gabriela Ramos, Assistant Director-General for Social and Human Sciences, UNESCO
Speakers:
- Dr Jack Jedwab, Chair of the COVID-19 Social Impacts Network
- Mr Bheki Sibeko, Head of Social Development Cluster, City of Johannesburg, South Africa
- Q&A with the audience
- Recommendations on the way forward
UNESCO is organizing a special online discussion "Measuring attitudes & perceptions on the impact of COVID-19 in select Sub-Saharan African cities: an urban dialogue". The discussion is dedicated to the recent research study conducted in nine Sub-Saharan African cities by Metropolis Canada and the Canadian COVID-19 Social Impacts Network in partnership with UNESCO. Launched on 11 December 2020, this report explored the most salient societal issues, such as public trust in institutions, access to services, and social status, the most widely reported form of discrimination.
In light of the current conjuncture of vaccine campaigns around the world, this online discussion will present updated results in Harare, Johannesburg and Nairobi, conducted in February 2021.
With the aim of discussing how research and data could play a vital role in the COVID-19 response and recovery processes, this online discussion will invite local city officials to discuss how data and key policy recommendations arising from the research study can be translated into concrete results-based policies and interventions.
Dia Internacional da Mulher - 8 de março 2021
Mais informações em: https://en.unesco.org/commemorations/womenday
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência - 11 de fevereiro
Mensagem conjunta de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, e Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da ONU-Mulheres, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência que se celebra hoje, dia 11 de fevereiro de 2021.
Mais informações em https://en.unesco.org/commemorations/womenandgirlinscienceday.
Dia Internacional da Tolerância que se celebra hoje, dia 16 de novembro
A UNESCO convida a rede das escolas associadas da UNESCO a participar na iniciativa / projeto piloto “”Futures of Education -Learning to Become”: a missão e o trabalho da rede das escolas associadas da UNESCO para promover cidadãos globais para o desenvolvimento sustentável constituem um elemento central e fundamental nesta consulta.
O objetivo central deste projeto centra-se numa discussão e debate global em 2020 sobre como o conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta https://en.unesco.org/futuresofeducation/ . A missão desta iniciativa procura gerar uma agenda de debate e de ação global sobre o futuro da educação num mundo de crescente complexidade e insegurança.
O sucesso deste projeto global depende do envolvimento que articula jovens, educadores, professores, sociedade civil, governos e demais partes interessadas.
O resultado destas consultas servirá de inspiração para o trabalho da Comissão Internacional “Futures of Education” bem como o relatório final global da UNESCO que será publicado em 2021.
Cada coordenador nacional promove este projeto junto da rede e, estará presente, se possível, em algumas escolas para acompanhar o evento – estes eventos terão posteriormente de ser reportados à UNESCO, via um formulário, para que possa ser integrado no documento final que será tratado pela Comissão Internacional “Futures of Education
O prazo para a organização das sessões termina no final de novembro de 2020 e deverão ser reportados à Comissão Nacional da UNESCO Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. conforme a documentação em anexo (Focus Group Discussion pág 13 a 19)
Informações adicionais no link:
https://aspnet.unesco.org/en-us/Pages/UNESCO-ASPnet-Futures-of-Education-.aspx
Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins 6.ª Edição
Encontra-se a decorrer a 6.ª edição da iniciativa Líderes Digitais, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, que pretende envolver os alunos em situações que contribuam para a formação de cidadãos confiantes e aptos a lidar com os desafios do digital, de forma segura e responsável.
Ao longo do ano letivo, as equipas de alunos, acompanhadas por um professor, e com o apoio do SeguraNet, desenvolvem diversas ações de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital.
A participação dos alunos em iniciativas desta natureza contribuirá, decerto, para prevenir a adoção de alguns comportamentos, identificados como negativos, por parte dos utilizadores das tecnologias e da Internet e que, de acordo com estudos realizados, têm vindo a registar um aumento significativo.
Para conhecer melhor a iniciativa Líderes Digitais que, na edição anterior contou com a participação de cerca de 4400 alunos, de várias escolas de todo o país, alcançando cerca de 28.300 pessoas das diversas comunidades educativas, consulte o site e o documento orientador.
Para participar com os seus alunos, o professor responsável pela (s) equipa(s) deve proceder à inscrição, até ao dia 23 de novembro de 2020, através do respetivo formulário:
- Líderes Digitais Benjamins do 1.º ao 4.º ano de escolaridade
https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/144685?lang=pt
- Líderes Digitais do 5.º ao 12.º ano de escolaridade e ensino profissional
https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/222564?lang=pt
A UNESCO encontra-se a preparar o relatório global sobre Educação e Meio Ambiente, que examinará de que forma a educação ambiental, incluindo alterações climáticas e biodiversidade, é abordada nos sistemas educacionais em todo o mundo. A próxima etapa da pesquisa será a realização de um levantamento, com o apoio de professores, educadores e diretores das escolas sobre a educação ambiental e a educação para o desenvolvimento sustentável.
Assim, foi criado um questionário sobre este tema e que pedimos responder até ao dia 23 de outubro de 2020 (link).
Esta pesquisa encontra-se a ser conduzida pela “Research Foundation of the State University of New York at Albany”.
A UNESCO convida a rede das escolas associadas da UNESCO a participar na iniciativa / projeto piloto “”Futures of Education -Learning to Become”: a missão e o trabalho da rede das escolas associadas da UNESCO para promover cidadãos globais para o desenvolvimento sustentável constituem um elemento central e fundamental nesta consulta.
O objetivo central deste projeto centra-se numa discussão e debate global em 2020 sobre como o conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta https://en.unesco.org/futuresofeducation/ . A missão desta iniciativa procura gerar uma agenda de debate e de ação global sobre o futuro da educação num mundo de crescente complexidade e insegurança.
O sucesso deste projeto global depende do envolvimento que articula jovens, educadores, professores, sociedade civil, governos e demais partes interessadas.
O resultado destas consultas servirá de inspiração para o trabalho da Comissão Internacional “Futures of Education” bem como o relatório final global da UNESCO que será publicado em 2021.
Assim,
A participação neste projeto pretende envolver todas as comunidades educativas - professores / diretores; alunos do secundário e pais, em sessões presenciais e / ou virtuais sobre os temas “Educação para a Cidadania Global” e “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e as sessões de trabalho (cada uma entre 1h e 2h), envolverão 2 questões / reflexão colocadas aos professores, alunos e pais:
1) O nosso mundo em 2050 – o que queremos e não queremos ver e
2) Que educação para um mundo mais pacifico e sociedade mais pacíficas.
Cada um destes temas terá ainda subtemas: O que faz um cidadão global?; Como a educação pode promover cidadãos globais? Na tua escola o que te ajudou a ser um cidadão global; Que ideias tens para seres um cidadão global? Como poderemos viver de forma mais sustentável no nosso planeta e Como a educação pode ajudar a viver num planeta mais sustentável.
Cada coordenador nacional promove este projeto junto da rede e, estará presente, se possível, em algumas escolas para acompanhar o evento – estes eventos terão posteriormente de ser reportados à UNESCO, via um formulário, para que possa ser integrado no documento final que será tratado pela Comissão Internacional “Futures of Education
O prazo para a organização das sessões termina no final de novembro de 2020 e deverão ser reportados à Comissão Nacional da UNESCO Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Informações adicionais no link:
https://aspnet.unesco.org/en-us/Pages/UNESCO-ASPnet-Futures-of-Education-.aspx
Convite, para participarem do “2nd World Youth Conference on Kindness”, que terá lugar nos dias 24 e 25 de outubro de 2020.
Coorganizado pela UNESCO MGIEP, esta conferência terá como tema “Bondade para uma Coexistência Pacífica e Sustentável, tendo como objetivo a celebração do 75º aniversário das Nações Unidas e o papel central que a empatia e a gentileza desempenha na persecução dos ODS.
A República da Coreia e a UNESCO acolhem a Semana Global dos Média e Literacia Informativa (MIL) deste ano, de 24 a 31 de outubro de 2020.Este ano, a Semana Global MIL será realizada sob o tema
Resisting Disinfodemic: MIL for everyone, by everyone.
A Semana Global da AMI envolve uma Conferência Especial e um Fórum da Agenda Juvenil. Ambos os eventos terão lugar online, de 26 a 30 de outubro.
We are pleased to inform you that deadline for submission to the World Tales Short Story Competitionhas been postponed to31 December 2020at midnight (CET).
Please find here all relevant information on UNESCO’s website and check the complete set of rules here.
The theme of this 2020-2021 First Edition is: “Once upon a time in my future”.
Accepted entries will be originaland unpublishedshort storiesof fictionof 250 to 500 words, typed in English or French, on the potential for future societies to be fair, inclusive, peaceful, resilient, sustainable,tolerantand/or free of all forms of discrimination.
Aspiring writersmust be between 12 and 18 years old (inclusive)to be eligible.
21 laureates will be published by the Idries Shah Foundation in a special edition hardcover book that will be made available in ePub format; and 7 Gold winning laureates will be awarded an iPad.
Workshop Digital “MIL for all through participatory policy development,”
Digital workshop will be organised Friday, 23rd October 2020, 11:00- 13:00 AM (GMT +00). Participation requires stable online connection and necessities for video communication (microphone for audio). You can join the meeting already 30 min in advance (10:30 AM) to test connection and technical practicalities.
You can register for the workshop NOW at gmil202.com. Please note that the workshop has a limited capacity of 25 people, so we highly recommend that you register as soon as possible. The workshop will be hosted in Google meet platform. You can access through the following link: https://meet.google.com/giy-huqt-ofq
Finnish media education policy
Semana Educativa Ibero-americana sobre Democracia e cidadania para A garantiA Dos Direitos humanos – Portugal
CIUDADANIA REGIONAL-IDEDH/COL/AECID/18-19
EDUCATION POST-COVID19
Extraordinary session of the
Global Education Meeting (2020 GEM)
Tuesday 22 October 2020 from 1 to 3 pm (CEST - Paris) on line
- The 2020 GEM will provide a unique platform for exchange among high-level political leaders, policy makers and global education stakeholders to rethink education in the current and post-COVID-19 world and agree upon global priority actions for educational recovery and progress in the Decade of Action for Sustainable Development.
- This high-level segment of the 2020 GEM will be preceded by a technical segment that will take place on 20 October 2020 from 1 to 4 pm (CEST – Paris).
Follow @UNESCO @Education2030UN
#ActingTogether4education #LearningNeverStops #SaveOurFuture
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Concurso "World Food Day 2020"World Food Day 2020"
- UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa
O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de Maio e será oficialmente assinalado na sede da UNESCO com apresentações musicais, literatura e exposições.
Ocasionalmente, estas datas são declaradas pelas agências especializadas das Nações Unidas, quando se referem a questões que se enquadram no âmbito das suas competências. Algumas datas podem ser posteriormente adotadas pela Assembleia Geral.