Saída de Campo
DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA – 24 de novembro
Palestra “A Física do iPod” no Auditório José Manuel Melo
Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, realizou-se na Escola Secundária D. Duarte, no dia 24 de novembro, no Auditório José Manuel Melo, a palestra “A Física do iPod”, proferida pelo Professor Doutor José António Paixão, do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
A palestra contou com a participação dos alunos do 3º ano dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Farmácia (AF), Animador Sociocultural (AS), Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (PSI), Técnico de Cozinha e Pastelaria (CP).
Também, assistiram à palestra os professores dos Cursos Profissionais que acompanharam os alunos, Isaura Duarte (PSI), Augusta Castanheira e Marina Geraldes (AF/AS) e o Diretor de Turma, Gonçalo Dias (CP). E, ainda os Professores da Equipa Educativa do Clube Ciência Viva AECO, Paulo Costa e Jorge Cardoso
Com esta palestra, os alunos aprenderam que “sem os desenvolvimentos da Física no século XX, não seria possível o iPod”, “a Física produz conhecimento que é utilizado na Tecnologia que usamos quotidianamente” e “os investimentos na Física são altamente sustentáveis”.
NOVEMBRO ASTRONÓMICO NO OBSERVATÓRIO
Alunos do 7º ano visitaram, em novembro 2022, o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra
No âmbito do plano de atividades do Clube de Ciência Viva - AECO todas as turmas do 7º ano do AECO realizaram nos dias 9; 16; 23; e 30 de novembro, uma visita de estudo ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, para observar os instrumentos astronómicos e assistir à sessão "Do Sistema Solar ao Universo”, no Planetário.
A atividade, realizada numa parte do dia sem aulas (4ª feira à tarde), teve uma grande recetividade por parte dos alunos, com uma adesão de 92 %.
A visita de estudo também possibilitou aos professores de Físico-Química e de Ciências Naturais realizarem um trabalho interdisciplinar - Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Este DAC aplicou-se no âmbito do domínio “Espaço” e subdomínios “Universo e distâncias no Universo” e “Sistema Solar” (Físico Química) com a colaboração do domínio “Terra em transformação” (Ciências Naturais).
O balanço, decorrente das opiniões expressas pelos discentes, permitiu concluir que foi uma atividade “muito interessante e completa”, “muito importante para a aprendizagem”, enriquecedora e do agrado dos alunos, muitos dos quais manifestaram fortes expetativas de “…ter mais visitas assim”.
Mais opiniões dos alunos:
-“ Aprendi mais….”, “aprendi coisas novas…”
- “ …aquilo que eu aprendi será muito importante.”
- “ …, gostei muito de visitar o Observatório”.
- “Foi muito divertida e interessante a interação com colegas, monitores e professores”.
- “Foi um dia muito enriquecedor.”
ÚLTIMA HORA: planárias à solta no CLUBE CIÊNCIA VIVA CCV - AECO
No dia 23 de novembro, os alunos Tiago Oliveira, do 11º A, Maria Neves e Pedro Madeira, do 12º B, inauguraram as atividades práticas do Clube Ciência Viva – CCV-AECO.
Foi com muito entusiasmo dos participantes e dos professores acompanhantes, que decorreu no laboratório CN1, da Escola Secundária de D. Duarte, a 1ª sessão do trabalho de projeto – “Regeneração da planária do género Dugesia”.
Os alunos envolvidos prosseguirão com a monitorização e registo, regular, dos resultados.
Assim que as condições meteorológicas o permitirem, o grupo irá fazer uma “expedição” ao habitat natural das planárias, próximo da escola, realizando uma saída de campo para recolha de alguns exemplares de Dugesia.