By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.
Rua António Augusto Gonçalves, 3040-241 Coimbra

Notícias

Projeto ARTE CHAIR – Património - Inauguração da Exposição no Exploratório

Decorreu no dia 13 de março, pelas 16.30 horas, a inauguração da exposição «Arte Chair -  PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL», na Micro Science Photo Gallery, do UC Exploratório, em Coimbra. Na sessão pariciparam o Professor Paulo Trincão e a Dr.ª Aurora Moreira, diretor e vice-diretora do Exploratório, a Sr.ª Vereadora da Educação, Dr:ª Ana Cortez-Vaz, bem como os elementos do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, designadamente, a vice-presidente, Professora Teresa Loja Morais, e a Presidente do Conselho Geral, Professora Helena Mendes. Participaram também, para além do coordenador do projeto, professor Fernando Teixeira, alguns dos professores envolvidos, pais e alunos premiados, a quem foram distribuídos os prémios oferecidos pelo Exploratório.

A exposição ficará patente nos próximos dois meses de 2024.

O projeto Arte Chair tem sido desenvolvido, nos últimos anos letivos, pelo professor Fernando Teixeira, docente de Educação Visual do AECO, em articulação com a Biblioteca da Escola EB 2,3 Inês de Castro, e tem-se alargado, através de um trabalho colaborativo, a uma rede com diversas escolas (de Portugal e outros países, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
O público-alvo são as alunas e os alunos do Ensino Básico e Secundário das Escolas participantes. Em concreto, é-lhes proposto realizar um objeto artístico, usando o suporte da maquete de uma cadeira e criando a sua metamorfose artística, tendo como horizonte uma temática. Depois da temática do "Aquecimento global", a temática da última edição foi “O Património”.

Após a atividade criativa, cada escola escolhe os seus trabalhos mais meritórios em cada escalão e realiza exposições coletivas locais, no final do ano letivo. Por fim, há lugar ao concurso internacional, que destaca os melhores trabalhos e dá origem a uma exposição global em Coimbra.
A Arte deverá, desejavelmente, constituir-se como veículo facilitador da união, partilha e colaboração entre povos, regiões e culturas, fator determinante de uma progressiva construção social globalizada, que se quer mais culta, mais tolerante, mais solidária e humanizada. Este projeto pretende abrir esse contacto e despertar novos caminhos de
integração intercultural, numa atitude reflexiva, criativa e singular.
Com um mote diferente em cada ano, as crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário são desafiadas a criar um objeto artístico, usando como suporte a maquete de uma cadeira e realizando nela uma "metamorfose plástica", através da utilização de materiais e técnicas de desenho, pintura, colagem ou outras.
Nesta edição, com essa “metamorfose plástica”, cada aluna e cada aluno, para além de explorar a sua expressão artística, colaborou na partilha de conhecimentos e no apelo a que “não fiquemos sentados” na preservação do património local, nacional ou mundial.

Os trabalhos do concurso Arte Chair 2023 - Património foram já avaliados pelo júri internacional. Os resultados foram já publicados aqui. Na página do PCE do AECO, pode igualmente ver um filme com uma breve amostra de trabalhos

PREMIADOS ARTE CHAIR - PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL

1.º CEB
1.º Prémio - Alice Reis - Escola Mundo da Criança - Torres Vedras - Portugal
2.º Prémio - Laura Rocha - Escola Portuguesa de Moçambique - Maputo - Moçambique
Larissa Cardoso - Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe - São Tomé - São Tomé e Príncipe

2.º CEB
1.º Prémio - Luisa Trincheiras - Escola Portuguesa de Moçambique - Maputo - Moçambique
2.º Prémio - Lulo - Escola Portuguesa de Dili – Ruy Cinatti - Dili - Timor
3.º Prémio - Lara Sofia Vitória - Agrupamento de Escolas de Pedrogão Grande - Pedrogão Grande - Portugal
3.º Prémio - Karen Moreira - Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste - Coimbra - Portugal

3.º CEB
1.º Prémio - Dana Perez - Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia - Taveira - Portugal
2.º Prémio - Miguel Sá - Grande Colégio Universal - Porto - Portugal
3.º Prémio - Camila Fernandes - Agrupamento de Escolas de Pedrogão Grande - Pedrogão Grande - Portugal

Secundário
1.º Prémio - Carla Cristina dos Santos e Flávia Pereira Da Silva - Escola de Educação Básica Prefeito
Arno Siewerdt, de Pouso Redondo. - Pouso Redondo - Brasil
2.º Prémio - Samuel Shaicoski - Escola De Ensino Básico João Kuchler - Santa Teresinha - SC - Brasil
2.º Prémio - Mariana dos Santos Lisboa Ramos - Escola Portuguesa de Cabo Verde - Cidade da Praia - Cabo Verde
3.º Prémio - Olívio Felisberto - Magistério BG no 1124 Comandante Kwenha de Benguela - Benguela- Angola


 

logos