
Exposição “São rosas, Senhor!”
A implementação do projeto “Revivências”, iniciado em 2022, pretende atender à especificidade cultural do meio que envolve a EB1 de Espírito Santo das Touregas, dando a conhecer o património local, valorizando-o e salvaguardando-o; bem como integrar o Projeto Cultural do AECO, com o tema “Natura Cultura: as fontes da criação”.
“Conhecer o passado para compreender o presente e idealizar o futuro” (Hérodoto) é fundamental para ajudar as nossas crianças a conhecer as suas origens nas suas diversas vertentes.
No ano lectivo transato, iniciámos a exploração das Lendas da cidade de Coimbra. De entre as várias iniciativas realizadas, foi feita a visita ao Convento da Rainha Santa e ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Na sequência desta visita que tanto marcou os nossos alunos, e porque este ano se comemoram os 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel, desafiámos os nossos alunos, em família, darem asas à criatividade e elaborar alguns trabalhos sobre a lenda do Milagre das Rosas.
O desafio foi acolhido por muitas famílias e surgiram trabalhos muito bonitos, dignos de serem contemplados por uma comunidade mais alargada. Com os trabalhos elaborados, organizou-se a exposição “São rosas, Senhor!”, a decorrer entre os dias 20 de junho e 4 de julho, no átrio da Câmara Municipal de Coimbra.
“Uma Aventura...Literária, 2025”, na modalidade de desenho | EB2,3 de Taveiro – Concurso Nacional
No âmbito da disciplina de Educação Visual, o 3.º Ciclo da Escola de Taveiro, participou no Concurso Nacional, promovido pela Editorial Caminho.
O Concurso consistia em ilustrar um dos excertos de uma das muitas obras das escritoras Ana Magalhães e Isabel Alçada.
Entre os mais de 10 mil trabalhos que foram a concurso, foram vencedores os alunos Lucas Santos, do 8.ºG, com o 1.º prémio e Íris Januário, do 8.º F, com uma Menção Honrosa.
Muitos Parabéns!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |

Escola Secundária D. Duarte entrega prémios do Concurso de Fotografia “Coimbra sem margens”
No silêncio rumorejante da biblioteca da Escola Secundária D. Duarte, decorreu, no dia 4 de junho, a entrega dos prémios do concurso de fotografia “Coimbra sem margens” organizado pelo Ecomuseu do Mondego, projeto interno do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste (AECO), em parceria com o Projeto Cultural de Escola e o apoio da biblioteca Vilarinho Raposo. Os prémios entregues foram oferecidos pela Porto Editora, a Leya e a Câmara Municipal de Coimbra aos seguintes alunos: na categoria III, 1º lugar, Sofia Anzola, 2º lugar, Elisa Paula, 3º lugar, Miguel Ferreira; na categoria II foi atribuída uma menção honrosa à aluna Matilde Dias.
No evento esteve presente a Direção da Escola, representada pela professora Teresa Loja e pelo professor João Henriques, o professor João Janicas, em representação do projeto Cultural da Escola, o Júri do concurso, representado pelo engenheiro e fotógrafo Fernando Zeferino e a professora Cristina Pascoal, em representação da biblioteca, para além de professores e alunos da escola. Relativamente aos patrocinadores do concurso, o evento contou com a representação da Câmara Municipal de Coimbra, que incluiu o vereador Carlos Lopes, o Diretor do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, António Martins, e José Raposo e Pedro Cachado de Oliveira, da Divisão de Alterações Climáticas, Energia, Descarbonização e Natureza.
A equipa do Ecomuseu do Mondego felicita os alunos galardoados e agradece, aos parceiros e patrocinadores, o apoio disponibilizado que permitiu e dignificou a realização deste concurso e a sensibilização dos alunos e alunas do AECO, traduzida em belas fotografias reveladoras da expressão artística dos olhares mais jovens sobre a nossa cidade.
![]() |
![]() |

PLASTICUS MARITIMUS, UMA ESPÉCIE INVASORA...
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 8.º A, 8.º B, 8.º C, 8.º D e 8.º E, no âmbito do domínio “Educação Ambiental”, procederam, sob orientação da docente Elvira Santos, à leitura orientada da obra Plasticus maritimus, uma espécie invasora, com textos de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins, tendo, a partir daí, sido desafiados a criarem um trabalho plástico que pudesse constituir uma ilustração dessa fantástica e atualíssima obra.
Estas foram, entre muitas outras, algumas das citações da obra que serviram de legenda às primorosas propostas de ilustração elaboradas pelos alunos:
“PARA SERMOS JUSTOS, MAIS DE METADE DO OXIGÉNIO QUE RESPIRAMOS É FABRICADO PELAS MICROALGAS DOS OCEANOS!”
“OS PLÁSTICOS REPRESENTAM 80% DO LIXO QUE EXISTE NOS OCEANOS.”
“A CADA HORA QUE PASSA, MIL TONELADAS DE PLÁSTICO VÃO PARAR AOS OCEANOS. O EQUIVALENTE A UM CAMIÃO CHEIO DE PLÁSTICO, POR MINUTO!
JÁ É TEMPO DE FAZERMOS ALGUMA COISA.”
“SE NÃO FOREM TOMADAS MEDIDAS, ESTIMA-SE QUE EM 2050 HAJA MAIS PLÁSTICO NOS OCEANOS DO QUE PEIXE (EM PESO).”
Face à enorme pertinência e qualidade dos trabalhos expostos, a equipa da Biblioteca, numa articulação com as disciplinas de Ciências, Cidadania e RDT, promoveu, ao longo do mês de maio, junto dos alunos do 5.º A, 5.º B, 5.º C, 5.º D, 5.º E, 6.º A, 6.º B, 6.º C, 6.º D, 6.º E, 7.º A, 7.º B, 7.º C, 7.º D e 7.º E, quinze sessões de apresentação da obra PLASTICUS MARITIMUS, UMA ESPÉCIE INVASORA, as quais culminaram, como não poderia deixar de ser, na observação atenta, exploração e apreciação crítica da exposição dos referidos trabalhos dos alunos.
No DIA MUNDIAL DOS OCEANOS, que se celebra a 8 de junho, quando a poluição pelo plástico continua a ser uma das principais ameaças que o planeta enfrenta, pareceu-nos oportuno divulgar a realização desta atividade de sensibilização e educação ambiental que, na nossa escola, envolveu cerca de 460 alunos.

Padel no AECO
A Casa do pessoal do Centro Hospital de Coimbra acolheu o grupo equipa de padel escolar do AECO sem qualquer contrapartida financeira. Este protocolo tem permitido que muitos alunos do agrupamento possam praticar esta modalidade. O nosso agradecimento à direção e Coordenação técnica da Casa Pessoal CHC pela forma empática e atenciosa como nos tem recebido semanalmente nas suas instalações desportivas.
Concluída a fase local do grupo equipa de Padel, gostaria de felicitar todos os alunos do agrupamento que participaram nos encontros e que treinaram com grande empenho e afinco. No masters realizado no passado dia 21 de maio de 2025, o Agrupamento Coimbra Oeste alcançou o segundo lugar no escalão de iniciadas com a dupla Isabella Silvestre e Filipa Sequeira e dois terceiros lugares nos escalões de infantis B e Juvenis Femininos com as duplas, Tomás Costa e Duarte Oliveira e Francisca Correia e Luana Cardoso. Espaço ainda para valorizar a prestação do aluno José Miguel Santos nas funções de arbitragem que desempenhou com grande dedicação.
O ano escolar 2024/25 termina no próximo dia 13 de junho e os treinos de padel também. A partir de setembro retomaremos a nossa atividade desportiva, esperando contar, novamente, com a preciosa colaboração da Casa do Pessoal do Centro Hospital de Coimbra.