
«CAMÕES, 500 ANOS DEPOIS!»
No dia 26 de março, teve lugar, na Casa Municipal da Cultura, a entrega de prémios do concurso «HÁ POESIA NA ESCOLA», iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares de Coimbra, este ano, na sua 16.ª edição, com o tema «CAMÕES, 500 ANOS DEPOIS», que se seguiu à inauguração da exposição concelhia com o mesmo título.
Foi um momento particularmente gratificante para o Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, que viu quatro alunos serem premiados neste concurso que envolve todas as escolas de Coimbra.
- JOÃO FIALHO, aluno do 6.º A, obteve o 3.º lugar (ex aequo) no escalão do 2.º Ciclo.
- FRANCISCO BRÁS, aluno do 7.º B, obteve o 1.º lugar no escalão do 3.º Ciclo.
- MARIANA FREITAS, aluna do 10.º C, obteve o 1.º lugar no escalão do Secundário.
- ELISA PAULA, aluna do 10.º B, obteve o 2.º lugar no escalão do Secundário.
MUITOS PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES E UM LOUVOR MUITO ESPECIAL AOS ALUNOS VENCEDORES!
A festa foi bonita, como facilmente se pode ver pelo registo fotográfico AQUI!

Newsletter 1 - Atividades realizadas na Biblioteca durante o 1º Período
.jpg)
«HÁ POESIA NA ESCOLA», SEM DÚVIDA!
O Concurso «HÁ POESIA NA ESCOLA» é uma iniciativa da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares de Coimbra que tem como objetivo promover hábitos de leitura e de escrita, estimulando o gosto pela poesia entre os alunos dos diferentes ciclos de ensino.
No dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, foram conhecidos os resultados do concurso «HÁ POESIA NA ESCOLA», dirigido a todas as escolas de Coimbra, este ano, na sua 16.ª edição, com o tema «CAMÕES, 500 ANOS DEPOIS!».
Foi com enorme satisfação que, no AE COIMBRA OESTE, recebemos a notícia de que, neste concurso concelhio, no escalão do:
- 2.º Ciclo, o João Fialho, aluno do 6.º A, obteve o 3.º lugar (ex aequo);
- 3.º Ciclo, o Francisco Brás, aluno do 7.º B, obteve o 1.º lugar;
- Secundário, a Mariana Freitas, aluna do 10.º C, obteve o 1.º lugar e a Elisa Paula, aluna do 10.º B, obteve o 2.º lugar.
Muitos, muitos parabéns a todos os participantes e um louvor muito especial aos vencedores!
A sessão de entrega de prémios e certificados, para a qual, desde já, todos estão convidados, terá lugar no próximo dia 26 de março, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Coimbra.

Curso Básico de Música em Regime Articulado
Oferta formativa para o ano letivo 2025/2026, do Curso Básico de Música,em Regime Articulado com o AECO (EB 2,3 Inês de Castro)
A 1ª fase de inscrições 2025/2026 para o Curso Básico de Música em regime articulado, decorre de 15 a 31 de março de 2025, através do preenchimento do formulário online que estará disponível em www.

Promoção da literacia da dádiva de sangue - Projeto “Jovem+”
Ontem, dia 6 de março, a manhã teve algo de diferente do habitual. Após o intervalo grande, as várias turmas dos cursos científico humanísticos da nossa Escola assistiram à dinamização da importância da dádiva de sangue.
Tudo começou com um convite da parte do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e do Projeto Jovem+, no sentido de conhecer turmas interessadas nesta iniciativa. Após uma reunião preparatória em novembro de 2024 e duas ações de formação no início de janeiro de 2025, com enfermeiros do Instituto e as turmas interessadas na divulgação, estas começaram a trabalhar.
A colaboração e orientação das diretoras de turma foi imprescindível. E durante uma hora de aula de ontem, o 12º B e o 12ºC subdividiram-se em pequenos grupos e foram às salas, falar aos outros colegas do secundário da importância de dar sangue. Organizaram, igualmente, jogos kahoot e quizizz com os colegas para animar as apresentações. O 11ºB contribuiu, elaborando posters bastante explicativos que se transformaram, ainda em pequenos panfletos de divulgação. As enfermeiras Irene Morgado e Sandra Paiva foram percorrendo as salas visionando o trabalho dos grupos, clarificando alguns detalhes.
O desejo é o de que esta iniciativa possa tornar-se uma realidade alargada à comunidade educativa.
Os nossos maiores agradecimentos, também, aos enfermeiros Lídia Matos e Rui Camisa por todo o contributo ao longo do processo.