By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.
Rua António Augusto Gonçalves, 3040-241 Coimbra

Notícias

Vamos Cuidar do Património

Baseado no livro O Património É Meu, É Teu, É Nosso. Vamos Cuidá-lo, da autoria da Dra. Adília Alarcão, nasceu o projeto "Vamos Cuidar do Património", que tem como objetivo sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar o património. Este projeto visa envolver os alunos no estudo e na defesa do património local, implicando um maior conhecimento do espaço que os rodeia, convocando conhecimento de diferentes áreas disciplinares, consubstanciado numa prática de cidadania ativa.

Este projeto está em conformidade com os princípios consignados no Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade obrigatória, sendo os Domínios de Autonomia Curricular (DAC), o espaço adequado à sua concretização.

Baseado nos pressupostos anteriores e mediante convite efetuado pelo Museu Machado de Castro e pela sua Liga de Amigos, e integrado no Plano Nacional das Artes (PNA), a turma F do 8.º ano, da Escola Básica 2,3 de Taveiro, aceitou prontamente o desafio. 

Inicialmente registou-se uma reunião no Museu Machado de Castro com o objetivo de apresentar o projeto, onde estiveram presentes outras escolas envolvidas, tendo o nosso agrupamento sido representado pela Coordenadora de estabelecimento da EB2,3 de Taveiro, Isabel Pacheco Mendes, e pela Coordenadora do Projeto na EB2,3 de Taveiro, Ermelinda Cruz. Posteriormente, o  Professor António Cerdeira, coordenador intermunicipal do PNA, e após a distribuição de um exemplar do livro O Património É Meu, É Teu, É Nosso. Vamos Cuidá-lo, contextualizou e explicou o projeto à turma. Seguidamente realizou-se uma reunião com todos os docentes envolvidos no projeto, nomeadamente os docentes de Português, Francês, Inglês, Ciências Naturais, História, Educação Visual, Físico-química, Geografia, Educação Física e Cidadania e Desenvolvimento. 

Com o objetivo de dar prossecução ao projeto, os alunos envolvidos farão um levantamento do património da sua freguesia, que será registado em fotografia, esboços, entre outros, com vista à realização de uma exposição no Museu Machado de Castro. Posteriormente, realizar-se-á uma visita dos alunos ao Museu, sendo os docentes e alunos envolvidos recebidos pelas personalidades responsáveis pelo projeto.


 

 

logos