
Promoção da literacia da dádiva de sangue - Projeto “Jovem+”
Ontem, dia 6 de março, a manhã teve algo de diferente do habitual. Após o intervalo grande, as várias turmas dos cursos científico humanísticos da nossa Escola assistiram à dinamização da importância da dádiva de sangue.
Tudo começou com um convite da parte do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e do Projeto Jovem+, no sentido de conhecer turmas interessadas nesta iniciativa. Após uma reunião preparatória em novembro de 2024 e duas ações de formação no início de janeiro de 2025, com enfermeiros do Instituto e as turmas interessadas na divulgação, estas começaram a trabalhar.
A colaboração e orientação das diretoras de turma foi imprescindível. E durante uma hora de aula de ontem, o 12º B e o 12ºC subdividiram-se em pequenos grupos e foram às salas, falar aos outros colegas do secundário da importância de dar sangue. Organizaram, igualmente, jogos kahoot e quizizz com os colegas para animar as apresentações. O 11ºB contribuiu, elaborando posters bastante explicativos que se transformaram, ainda em pequenos panfletos de divulgação. As enfermeiras Irene Morgado e Sandra Paiva foram percorrendo as salas visionando o trabalho dos grupos, clarificando alguns detalhes.
O desejo é o de que esta iniciativa possa tornar-se uma realidade alargada à comunidade educativa.
Os nossos maiores agradecimentos, também, aos enfermeiros Lídia Matos e Rui Camisa por todo o contributo ao longo do processo.