
56 Anos da Escola Secundária D. Duarte
A Escola Secundária D. Duarte está de parabéns — são 56 anos de portas abertas ao conhecimento, à partilha e à formação de gerações.
Ao longo destas décadas, muita coisa mudou: os tempos, os métodos, as pessoas. Mas há algo que se manteve igual — o espírito da nossa escola. Um lugar onde se aprende, se cresce, se fazem amizades e se constroem memórias que ficam para a vida.
Foram milhares os alunos que por aqui passaram, tantos professores e funcionários que marcaram a diferença, e uma comunidade escolar que nunca deixou de acreditar no valor da educação.
Hoje é dia de celebrar tudo isso. De recordar o passado com orgulho, viver o presente com entusiasmo e olhar para o futuro com confiança.
Parabéns à nossa escola e a todos os que fazem parte desta história!

Encontro com o autor Nuno Caravela
Dia 1 de abril! Parecia mentira, mas tinha chegado o tão desejado momento em que os alunos do 5.º E iriam finalmente conhecer o escritor e ilustrador NUNO CARAVELA, autor da famosa coleção O BANDO DAS CAVERNAS.
Ao longo do 2.º Período, com base no conhecimento das variadíssimas obras do autor, nas aulas de Português, tinham produzido a divertida letra de uma irresistível música RAP, que o professor de Educação Musical, nas suas aulas, ajudou a criar. Porque o entusiasmo de partilhar este momento com os alunos do 2.º Ciclo das outras escolas de Coimbra era imenso, fizeram-se ao caminho, sem olhar a dificuldades ou distâncias.
Chegados à Biblioteca Municipal de Coimbra, a festa foi completa!
Para terem uma ideia, deixamos aqui apenas o refrão:
“Junta-te ao Bando, entra na missão!
Na caverna ou no livro, sente a vibração!
Com Tocha, Ruby, Menir e Tzick,
Sabre e Kromeleque, o flow fica sick!”
O autor Nuno Caravela adorou o RAP do 5.º E e pediu encarecidamente que a gravação deste fantástico trabalho lhe fosse enviado. Assim faremos, com todo o gosto!
Muitos parabéns a todos os alunos do 5.º E pelo seu maravilhoso desempenho!
Um enorme agradecimento aos docentes Diana Carvalho e Pedro Teixeira pelo excelente trabalho que desenvolveram com os alunos!
Encontro com os autores Rui Correia e António F. Nabais
Ao longo do 2.º Período, em várias aulas das disciplinas de História, Português, RDT e em cinco sessões na Biblioteca, os alunos do 8.º B produziram e prepararam a apresentação de um conjunto de trabalhos, a que deram o nome “Leituras Cruzadas de Quatro Contos Arrepiantes da História de Portugal”.
Todos os alunos da turma fizeram, em sala de aula, a leitura orientada dos textos, a que se seguiu a discussão crítica das suas possíveis “leituras cruzadas” e, posteriormente, a elaboração da síntese das conclusões obtidas. A todo este paciente trabalho veio juntar-se o criativo contributo de quem se ofereceu para desenhar os autores ou ilustrar personagens e passagens dos contos estudados.
E assim, na soalheira e promissora manhã do dia 31 de março, os alunos do 8.º B saíram da Escola Inês de Castro com o objetivo de partilhar esses magníficos trabalhos com muitos outros alunos do 3.º Ciclo, vindos de várias escolas de Coimbra, na Biblioteca Municipal de Coimbra, onde teria lugar um memorável encontro com os escritores RUI CORREIA e ANTÓNIO F. NABAIS
 (Copiar).jpg)
Camões Botânica e Cultura
Camões, Botânica e Cultura foi a palestra que o professor Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, proporcionou aos alunos da Escola Secundária D.Duarte. Camões, poesia, versos e plantas: loureiro, lírio-roxo, manjerona, canela, cravinho, pimenta, cânfora, sândalo. E frutos: limão, pêssego, cereja, coco, tâmara. Uma palestra intensa e perfumada, pel' Os Lusíadas e pela lírica, a demonstrar que a obra camoniana tem uma estrutura sólida e requintada, que reflete a profunda cultura de Camões.
E o professor Jorge Paiva que continua, felizmente para todos nós, com uma vitalidade assinalável, a semear impulsos culturais entre os jovens.
As turmas participantes foram o 10º A, o 10º B, o 11º A e o 11ºB, e a atividade integrou-se no programa do projeto cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, que decorreu no dia 3 de abril.

«CAMÕES, 500 ANOS DEPOIS!»
No dia 26 de março, teve lugar, na Casa Municipal da Cultura, a entrega de prémios do concurso «HÁ POESIA NA ESCOLA», iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares de Coimbra, este ano, na sua 16.ª edição, com o tema «CAMÕES, 500 ANOS DEPOIS», que se seguiu à inauguração da exposição concelhia com o mesmo título.
Foi um momento particularmente gratificante para o Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, que viu quatro alunos serem premiados neste concurso que envolve todas as escolas de Coimbra.
- JOÃO FIALHO, aluno do 6.º A, obteve o 3.º lugar (ex aequo) no escalão do 2.º Ciclo.
- FRANCISCO BRÁS, aluno do 7.º B, obteve o 1.º lugar no escalão do 3.º Ciclo.
- MARIANA FREITAS, aluna do 10.º C, obteve o 1.º lugar no escalão do Secundário.
- ELISA PAULA, aluna do 10.º B, obteve o 2.º lugar no escalão do Secundário.
MUITOS PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES E UM LOUVOR MUITO ESPECIAL AOS ALUNOS VENCEDORES!
A festa foi bonita, como facilmente se pode ver pelo registo fotográfico AQUI!