By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.
Rua António Augusto Gonçalves, 3040-241 Coimbra

Notícias

Dia Mundial da Árvore (EB2,3 Inês de Castro)

Dia Mundial da Árvore (EB2,3 Inês de Castro)

No passado dia vinte e um de Março, a escola E.B. 2,3 Inês de Castro promoveu a comemoração do Dia Mundial da Árvore, numa iniciativa inserida no Clube das Ciências, em parceria com o programa Eco-Escolas. Para assinalar a data, os alunos e as professoras coordenadoras do referido clube, realizaram a plantação de quatro exemplares da espécie Ilex aquifolium (Azevinho), seis plantas da espécie Myrtus communis (Murta), seis plantas da espécie Rosa canina (rosa brava) e ainda quatro carvalhos nos espaços exteriores da escola. O principal objetivo da atividade foi sensibilizar os alunos para a importância da preservação das árvores, quer a nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade dos seres vivos.

As plantas mencionadas foram disponibilizadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, por intermédio da Dra. Ana Gralheiro.


Dia Mundial da Água e Dia Internacional da Floresta na Escola Secundária D. Duarte

Dia Mundial da Água e Dia Internacional da Floresta na Escola Secundária D. Duarte

Decorreu, entre os dias 20 e 22 de março último, a comemoração do Dia Mundial da Água e do Dia Internacional da Floresta na Escola Secundária D. Duarte, uma iniciativa promovida pelo Ecomuseu do Mondego, em parceria com o programa Eco-escolas. Durante este período esteve patente a exposição de trabalhos dos alunos aderentes, salientando-se a participação das turmas 8ºH, 10B e os alunos do Curso Profissional de Técnico de Recursos Florestais e Ambientais. 
No dia 22 de março, a comemoração contou com a participação do Engenheiro Matheus Pereira  e da Engenheira Maria Inês Roque, ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Esta equipa de investigadores apresentou e demonstrou, com muito dinamismo, inicialmente no auditório e posteriormente na sala do Ecomuseu, alguns processos inovadores de tratamento de água. As turmas do 10º A e do 10º B participaram nestas atividades com muito empenho.
dia agua 1 dia agua 2

Biblioteca Newsletter 2 - Escola Secundária D. Duarte

Biblioteca Newsletter 2 - Escola Secundária D. Duarte

Visita de estudo à ETAR Choupal - EB 2,3 Inês de Castro

Visita de estudo à ETAR Choupal - EB 2,3 Inês de Castro

No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, em parceria com o Programa Eco-Escolas, os alunos das turmas do 8.º Ano da escola EB 2,3 Inês de Castro realizaram uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Choupal. Os principais objetivos desta visita foram dar a conhecer o processo de tratamento de águas residuais utilizado e explicar o funcionamento de cada órgão de tratamento da ETAR do Choupal.

A atividade proporcionou uma maior consciencialização sobre questões ambientais e a importância das ETARs no tratamento das águas residuais para a preservação do meio ambiente, especialmente na redução da poluição hídrica e na proteção de ecossistemas aquáticos sensíveis, como rios, lagos e oceanos.

Em nome da escola EB 2,3 Inês de Castro, agradecemos às Águas do Centro Litoral por terem proporcionado esta visita às explicações que foram dadas aos alunos.

Ver fotos...


Canguru Matemático - 2024

Canguru Matemático - 2024

No dia 21 de março de 2024, entre as 14:30h e as 16h, alunos do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário participaram no concurso Canguru Matemático (Categorias: Mini-Escolar, Escolar, Benjamim, Cadete, Júnior e Estudante), que decorreu nas Escolas Básicas, na EB 2,3 D. Inês de Castro, na EB, 2,3 de Taveiro e na Escola Secundária D. Duarte.

O objetivo deste concurso é estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como competições e olimpíadas. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática (DM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

O Concurso consiste numa única prova (em cada categoria) realizada no mesmo dia em todas as Escolas. Não existe seleção prévia nem existe uma prova final.


 

logos