“Respeito: uma escolha diária” Jovens debatem caminhos para uma escola sem bullying
No passado dia 14 de novembro, o Auditório José Manuel Melo, na Escola Secundária D. Duarte, encheu-se de alunos do 10.º ano dos CCH para uma série de sessões onde se falou de respeito, responsabilidade e convivência. A ética do cuidado esteve no centro da conversa, num diálogo aberto sobre como prevenir situações de bullying e ciberbullying e como cada aluno pode contribuir para uma escola mais segura e solidária.
A atividade foi dinamizada pelos Serviços de Psicologia e Orientação e pelo Núcleo de Estágio de Filosofia, com a colaboração do psicólogo estagiário Henrique Goulart e da docente estagiária Patrícia Oliveira. As turmas participaram ativamente, colocando questões e sugerindo medidas que ajudam a construir um ambiente verdadeiramente inclusivo.
"Outubro Rosa" - Laços Humanos
No Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, ao longo do mês de outubro, foram dinamizadas várias atividades no âmbito da Comemoração do “Outubro Rosa” - Mês da Prevenção do Cancro da Mama. O “Outubro Rosa” é uma campanha de consciencialização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama em todo o mundo.
A Dra Cidália Gonçalves, da Liga Portuguesa contra o Cancro, dinamizou sessões de sensibilização, no âmbito desta temática, em todas as turmas dos 9º anos do AECO nas aulas de Ciências Naturais. As restantes turmas foram também sensibilizadas sobre a temática do “Outubro Rosa” nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. Alguns alunos do AECO também foram voluntários no Peditório Nacional que decorreu de dia 30 outubro a 2 de novembro.
No âmbito da Comemoração do “Outubro Rosa” a Equipa do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), de Educação Física e de Cidadania e Desenvolvimento com o apoio do ATL, lançaram um desafio a toda a Comunidade Educativa para trazerem vestido uma peça de roupa rosa (ou um pequeno apontamento), com o objetivo de participarem na construção do Laço Humano da sua escola, símbolo da prevenção contra o Cancro da Mama.
Na EB 2,3 de Taveiro, no dia 30 de outubro todos os alunos dos diferentes ciclos realizaram a formação do “laço” e “Rosa 10”, através do flash mob, no âmbito do “Outubro Rosa”, com a colaboração dos professores de Educação Física.
Na Escola EB 2,3 Inês de Castro, todos os alunos da escola participaram na construção do Laço Humano, símbolo da prevenção contra o Cancro da Mama, no âmbito do “Outubro Rosa”. A Equipa do PAPES e da Cidadania e Desenvolvimento agradece a todos os que tornaram possível a execução desta atividade, contribuindo para o êxito da mesma. Foram também elaborados e distribuídos pequenos laços cor de rosa que serviram de adereço comemorativo.
Na Escola Secundária D. Duarte, os alunos construíram um enorme laço humano rosa, com o duplo objetivo de prestar solidariedade a todas as mulheres vítimas de cancro da mama e de sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce desta doença, que pode salvar vidas. A equipa dinamizadora agradece a todos os que tornaram possível a execução desta atividade, nomeadamente, a Equipa PAPES e a Equipa de Cidadania e Desenvolvimento.
![]() |
![]() |
|
Escola EB2,3 Inês de Castro |
Escola EB 2,3 Taveiro |
![]() |
|
| Escola Secundária D. Duarte | |
𝐁𝐞𝐦-𝐕𝐢𝐧𝐝𝐨𝐬 𝐚𝐨 𝐀𝐄𝐂𝐎 - 𝐈𝐧𝐬𝐜𝐫𝐞𝐯𝐞-𝐭𝐞 𝐧𝐨 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐎𝐑𝐓𝐎 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀𝐑
TRUPE LEAL CONSELHEIRO (2024-2025)
Ao longo deste ano de 2024-2025, a Trupe Leal Conselheiro teve a felicidade de trabalhar com um grupo incrível e inesquecível. Foi um ano intenso, onde todos se dedicaram para além do seu máximo, criaram memórias que ficarão para a história e construíram uma verdadeira família.
Este ano, a Trupe enfrentou o desafio de participar no Festival PANOS - Palcos Novos Palavras Novas, do Teatro D. Maria II, e no Movimento de Teatro Escolar, com a peça "Tulpa" de Mário Coelho (@mariojcoelho). Além disso, também realizámos outras apresentações inesquecíveis.
Deixamos um grande agradecimento a todos os que tornaram este ano possível: ao Agrupamento Escolas Coimbra Oeste, ao projeto Escola UNESCO e ao Projeto Cultural do AECO (Plano Nacional das Artes e Raízes e Utopias), para além dos professores e funcionários que apoiaram com fatos e adereços para as apresentações.
Até para o ano!
A Trupe em 2024-2025 foi constituída por:
Diogo Louro, Gabriel d'Abreu, Guilherme Emídio, Laura Santos, Matilde Marques, Samara Reis, Sara Matos, Bianca Oliveira, Sara Reis, Vasco Jorge e Vera Simões; João Paulo Janicas e Ana Paula Santos
Mais informações na página do PCE do AECO
Conhecer as Árvores da Nossa Escola – Um Projeto Interdisciplinar no 6.º Ano
Os alunos do 6.º ano da Escola EB 2,3 de Taveiro desenvolveram, ao longo do 3.º período, a atividade “Conhecer as Árvores da Nossa Escola”, integrada no Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e no âmbito do projeto nacional “Biodiversidade Vegetal em Portugal - Conhecer as árvores da minha escola”.
Este trabalho foi realizado em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais, Português, Inglês e Cidadania e Desenvolvimento, promovendo aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências transversais.
Em grupos de trabalho, os alunos exploraram o recinto escolar e identificaram várias espécies arbóreas presentes no espaço exterior, nomeadamente laranjeira, nespereira, oliveira e medronheiro. Recorreu-se a dispositivos móveis para pesquisar informação relevante sobre cada árvore, como o nome científico, família, origem, formato da folha, tipo de fruto, altura média e utilizações práticas. Estes dados foram organizados num “Bilhete de Identidade da Árvore”, enriquecido com ilustrações e desenhos dos frutos e folhas.
Posteriormente, os conteúdos foram traduzidos para a Língua Inglesa com recurso à Inteligência Artificial, integrando, assim, ferramentas digitais inovadoras no processo de ensino-aprendizagem.
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos deram asas à imaginação e criaram pequenos poemas inspirados na natureza e nas árvores estudadas. Já nas aulas de Português, revelaram criatividade ao escrever e ilustrar esta notícia, utilizando também programas informáticos de desenho para complementar os trabalhos.
Este projeto interdisciplinar constituiu um excelente exemplo de metodologias ativas, que valorizam o trabalho de campo, o uso pedagógico da tecnologia, o desenvolvimento da autonomia e a interligação entre saberes.
Por mais projetos assim, que aproximem os alunos do mundo natural e lhes proporcionem experiências de aprendizagem relevantes e motivadoras!















