
Newsletter 1 - Atividades realizadas na Biblioteca durante o 1º Período
.jpg)
«HÁ POESIA NA ESCOLA», SEM DÚVIDA!
O Concurso «HÁ POESIA NA ESCOLA» é uma iniciativa da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares de Coimbra que tem como objetivo promover hábitos de leitura e de escrita, estimulando o gosto pela poesia entre os alunos dos diferentes ciclos de ensino.
No dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, foram conhecidos os resultados do concurso «HÁ POESIA NA ESCOLA», dirigido a todas as escolas de Coimbra, este ano, na sua 16.ª edição, com o tema «CAMÕES, 500 ANOS DEPOIS!».
Foi com enorme satisfação que, no AE COIMBRA OESTE, recebemos a notícia de que, neste concurso concelhio, no escalão do:
- 2.º Ciclo, o João Fialho, aluno do 6.º A, obteve o 3.º lugar (ex aequo);
- 3.º Ciclo, o Francisco Brás, aluno do 7.º B, obteve o 1.º lugar;
- Secundário, a Mariana Freitas, aluna do 10.º C, obteve o 1.º lugar e a Elisa Paula, aluna do 10.º B, obteve o 2.º lugar.
Muitos, muitos parabéns a todos os participantes e um louvor muito especial aos vencedores!
A sessão de entrega de prémios e certificados, para a qual, desde já, todos estão convidados, terá lugar no próximo dia 26 de março, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Coimbra.

Curso Básico de Música em Regime Articulado
Oferta formativa para o ano letivo 2025/2026, do Curso Básico de Música,em Regime Articulado com o AECO (EB 2,3 Inês de Castro)
A 1ª fase de inscrições 2025/2026 para o Curso Básico de Música em regime articulado, decorre de 15 a 31 de março de 2025, através do preenchimento do formulário online que estará disponível em www.

Promoção da literacia da dádiva de sangue - Projeto “Jovem+”
Ontem, dia 6 de março, a manhã teve algo de diferente do habitual. Após o intervalo grande, as várias turmas dos cursos científico humanísticos da nossa Escola assistiram à dinamização da importância da dádiva de sangue.
Tudo começou com um convite da parte do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e do Projeto Jovem+, no sentido de conhecer turmas interessadas nesta iniciativa. Após uma reunião preparatória em novembro de 2024 e duas ações de formação no início de janeiro de 2025, com enfermeiros do Instituto e as turmas interessadas na divulgação, estas começaram a trabalhar.
A colaboração e orientação das diretoras de turma foi imprescindível. E durante uma hora de aula de ontem, o 12º B e o 12ºC subdividiram-se em pequenos grupos e foram às salas, falar aos outros colegas do secundário da importância de dar sangue. Organizaram, igualmente, jogos kahoot e quizizz com os colegas para animar as apresentações. O 11ºB contribuiu, elaborando posters bastante explicativos que se transformaram, ainda em pequenos panfletos de divulgação. As enfermeiras Irene Morgado e Sandra Paiva foram percorrendo as salas visionando o trabalho dos grupos, clarificando alguns detalhes.
O desejo é o de que esta iniciativa possa tornar-se uma realidade alargada à comunidade educativa.
Os nossos maiores agradecimentos, também, aos enfermeiros Lídia Matos e Rui Camisa por todo o contributo ao longo do processo.

Mês dos Afetos na EB2,3 Inês de Castro
Ao longo do mês de fevereiro, na Escola Inês de Castro, foram desenvolvidas várias atividades no âmbito do ”Mês dos Afetos”, dinamizadas pelo projeto PES em parceria com o ATL, Biblioteca Escolar, Psicóloga Escolar e Professoras de Espanhol e de Ciências Naturais 2º Ciclo (Jacinta Pires).
As atividades desenvolvidas foram:
- Sessões de sensibilização sobre “Afetos” a todas as turmas do 5.º Ano ao 8.º Ano, dinamizadas pela Psicóloga Patrícia Calixto;
- Sessões de sensibilização sobre “Violência no Namoro” para todas as turmas do 9.º Ano, dinamizadas pela Psicóloga Patrícia Calixto;
- Construção de um Painel no bar dos alunos sob o mote “100 razões para gostarmos da nossa Escola” com a ajuda do ATL e com corações ilustrados ou com mensagens realizados pelos alunos dos 5.º e 6.º anos.
- Exposição de trabalhos realizados pelos alunos com o tema “Os animais também namoram!” e de poemas alusivos ao Amor, de vários autores de língua portuguesa, na Biblioteca e espaços adjacentes;
- Exposição de textos «Uma História de Amor contada em 77 palavras e sem a letra A» (elaborados no âmbito de um Desafio de Escrita Criativa) e pequena mostra de livros sobre a temática, na Biblioteca;
- Exposição de “Abanicos de Amor Y de Amistad” realizados pelos alunos das turmas de Espanhol no átrio do bloco A e junto à Biblioteca.
Estas atividades tiveram como principais objetivos: reconhecer a importância dos afetos no desenvolvimento individual; reconhecer a importância das relações interpessoais; valorizar as relações de cooperação e interajuda; consciencializar para o que é uma relação saudável vs abusiva; reconhecer os vários tipos de violência no namoro: verbal, física, sexual, psicológica, digital e social e reconhecer os tipos de comportamentos que são considerados de violência no namoro.
Ver Fotos...