Hasteamento da Bandeira Verde Eco-Escolas na Escola Inês de Castro
- Detalhes
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A ABAE realizou o reconhecimento da escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos Inês de Castro como uma Eco-Escola entregando, pelo primeiro ano, a Bandeira Verde (galardão das Eco-Escolas) e um certificado que destaca a escola por boas práticas ambientais.
Este galardão traduz o reconhecimento das atividades realizadas, no ano letivo 2021-2022, em benefício do ambiente e da sustentabilidade.
Para a celebração desta conquista ambiental, decorreu no dia 25 de novembro pelas 13h30 min a cerimónia do “Hasteamento da Bandeira” que reuniu professores, alunos, funcionários e outros elementos da comunidade escolar, coordenadoras do programa Eco - Escolas e um elemento da Associação de Pais e Encarregados de Educação do ano letivo anterior.
Nesta cerimónia esteve presente o Coordenador de Estabelecimento, as docentes que coordenaram o programa no ano letivo anterior, a Representante da Câmara Municipal de Coimbra e um elemento da Associação de Pais e Encarregados de Educação, reiterando o compromisso de continuarem a cooperar em atividades concretas que poderão tornar a escola num lugar mais sustentável.
Antes do hastear da bandeira, alguns eco-delegados presentes expressaram várias mensagens sobre o seu contributo para mudar o planeta, tornando-o mais sustentável através da proteção do meio ambiente.
![]() |
![]() |
Exposição «Arte Chair - AQUECIMENTO GLOBAL– NÃO FIQUES SENTADO»
- Detalhes

- Isidro Sanenen - Artista plástico - Angola - Benguela
- Natasha Matasha - Artista plástica - Manaus - Brasil
- Heloísa Apolónia - Jurista e ex-Deputada - Portugal
- Jorge Cabrera - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra I Anozero-Bienal de Coimbra | Programa Educativo - Portugal
- Katty Xiomara – Estilista - Porto - Portugal/Venezuela
“SCIEVER Schools” – Desenvolvimento de Projetos de Investigação nas Escolas Alunos “Cientistas” do AECO desenvolvem projeto de investigação nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade de Coimbra
- Detalhes
No âmbito da iniciativa das SCIEVER Schools, 9 alunas do 9ª D, 3 alunas do 9ºE da Escola Básica 2,3 Inês de Castro e 8 alunos do 11ºB da Escola Secundária D. Duarte, acompanhados pelas professoras de Física e Química, Ana Amaro e La Salete Albuquerque, participaram com grande entusiasmo, no dia 26 de outubro, na primeira sessão do desenvolvimento do Projeto de Investigação “A Química dá resposta aos desafios da sustentabilidade”, nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade de Coimbra.
A sessão iniciou-se com a visita aos laboratórios do Departamento de Química e prosseguiu com a realização da primeira fase do projeto, sob a orientação da Investigadora Responsável & Coordenadora, Marta Piñeiro Gómez, Professora Auxiliar e membro do Grupo de Química Orgânica do Centro de Química de Coimbra (CQC) da Universidade de Coimbra.
Resumo: Neste projeto pretende-se iniciar os estudantes na área da Química Verde, que é essencial para o desenvolvimento da Química Sustentável. Serão realizadas experiências laboratoriais e demonstrações que serão analisadas desde a perspetiva de cada um dos 12 princípios da Química Verde e comparadas com procedimentos laboratoriais mais clássicos. A síntese de compostos orgânicos com estruturas privilegiadas para diversas aplicações biológicas, por ex. chalconas e porfirinas, serão os modelos utilizados neste projeto. As métricas da Química Verde serão utilizadas para quantificar a sustentabilidade como ferramentas de demonstração dos avanços alcançados com as modificações propostas.
Objetivos:
• Conhecer os princípios da Química Verde;
• Identificar a sua potencialidade para a Sustentabilidade;
• Desenvolver o “espírito Verde” e o espírito critico dos alunos, promovendo a reflexão sobre as atividades laboratoriais realizadas e procurando modificações que permitam o aumento da sustentabilidade do processo químico.
Dia 23 de novembro- Dia da Floresta Autóctone
- Detalhes
O Ecomuseu produziu um vídeo alusivo às espécies autóctones da Escola Secundária D.Duarte.
Reanimar a Brincar na EB1 de São Martinho do Bispo
- Detalhes
Hoje, dia 10 de novembro, por volta das 9 h e 30 min., três enfermeiras chamadas Nádia, Regina e Ana e o técnico João vieram à escola de S. Martinho do Bispo, no Largo da Igreja, para nos transmitir conhecimentos sobre número 112.
Primeiro disseram que nunca podemos ligar ao 112 a brincar, porque outras pessoas podem precisar de ajuda e não estar disponível.
Segundo: disseram que devemos colocar uma pessoa desmaiada ou a sentir-se mal, na posição lateral de segurança. Se não estiver a respirar devemos reanimar até o INEM chegar (30 compressões).
Em terceiro vimos um filme sobre o que devemos dizer à pessoa que nos atender quando ligamos para o 112, mas, no vídeo o menino não sabia o que dizer ao polícia (CODU), quando ligou, porque o pai estava a sentir-se mal.
No final do vídeo cantámos uma canção sobre a reanimação e fizemos gestos com os peluches e com os manequins.
No fim da atividade deram uns cartões ao professor Carlos, para nos distribuir.
Finalmente, o nome da atividade é “Reanimar a Brincar”. Adorei! Obrigada pela aula Nádia, João, Ana e Regina.
Até à próxima!
Maria Inês Areias – Turma 4SMB1
XLI Olimpíadas Portuguesas de Matemática
- Detalhes
No dia 9 de novembro de 2022, entre as 15:30h e as 17:30h, onze alunos das turmas do 11.º A, B e C e do 12.º B, da Escola Secundária D. Duarte, participaram na 1.ª eliminatória das XLI Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), relativas ao ano letivo de 2022/2023, na categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos), que decorreu na Escola Secundária D. Duarte. Esta competição é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, tendo a Área Disciplinar de Matemática desta escola aderido à iniciativa, assegurando a sua realização. As Olimpíadas de Matemática visam, essencialmente, criar, incentivar e desenvolver o raciocínio Matemático, o treino na resolução de problemas e detetar vocações precoces nesta área do saber. A Área disciplinar de Matemática congratula-se pela participação dedicada e empenhada que os onze alunos desta escola demonstraram durante as duas horas de prova.
Parabéns pela participação!